Quase todos os primeiros
africanos que chegaram ao Novo Mundo eram escravos, os quais tinham por hábito
permanecerem após os cultos regulares para cantarem e dançarem. Diferente do
Brasil, os senhores de escravos não permitiam aos negros tocarem tambores, como
era habitual na África, o que desenvolveu uma tradição melódica tão importante
no desenvolvimento não só dos spirituals, mas também das várias formas surgidas
no século XX (blues, jazz, etc...)
As letras de negro spirituals
eram intimamente ligados com a vida dos seus autores: os escravos. Enquanto as músicas de trabalho (work
songs) se relacionavam apenas com a sua vida diária, spirituals eram inspirados
pela mensagem de Jesus Cristo e seu Evangelho (Gospel): "Você pode ser
salvo". Eles eram diferentes
dos hinos e salmos, porque eram uma maneira de compartilhar a difícil condição
de ser um escravo.
Muitos escravos na cidade e nas
plantações tentaram fugir para “uma terra livre" (Heaven), que eles
chamavam de "minha casa" (my home) ou "Doce Canaã, a Terra
Prometida". Este país estava no lado norte do rio Ohio, o qual eles
chamavam de "Jordão" (Jordan). Alguns
negro spirituals referem-se à Underground Railroad - UGRR (ferrovia
clandestina), uma organização para ajudar os escravos a fugir.
Um fugitivo, orientado pela
URGG, podia seguir vários caminhos. Primeiro, eles tinham que andar à noite,
iluminados por tochas ou pelo luar. Quando necessário, eles andavam na água
(wade ), de modo que os cães não poderiam seguir o seu rastro. Segundo, eles
saltariam nas carruagens (chariots) onde eles se esconderiam para irem embora
da região. Estas carruagens (trens) paravam em algumas “estações” (stations),
mas esta palavra podia significar algum lugar onde os escravos tinham que ir
para serem levados na carga.
Assim,
negro spirituals como Wade in the water,
The Gospel Train e Swing Low, Sweet Chariot remetem diretamente à UGRR.
Excelente texto. Deixo a dica do CD Give me Jesus, que o soprano Barbara Hendricks gravou com o Moses Hogan. É um trabalho imperdível para quem gosta de spirituals. E quem não gosta?
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Mauro