terça-feira, 28 de agosto de 2012

Soon ah will be done (negro spiritual)


O Madrigale tem uma longa história com este NS, já que foi uma das peças mais cantadas nos anos de fundação do coro. Naquela época, a peça fazia um grande sucesso em função do forte naipe de baixos que o coro possuía. Isto ainda acontece hoje, mas a realidade era outra, já que em 1993 o Coro tinha um total de 15 cantores. Tínhamos menos densidade do que atualmente, mas um arroubo muito maior, já que todos éramos muito jovens.

O arranjo é de William Dawson e alterna seções entre o pianíssimo e o fortíssimo. Nele, a mensagem é de certeza do encontro de um mundo melhor, um mundo onde a escravidão não mais existiria. Este elemento impregna os NS de todos os tempos, mesmo após o término da escravidão nos Estados Unidos, o que não significou o fim da discriminação dos negros por parte dos brancos.

No arranjo, por três vezes o tema é apresentado, sempre em pianíssimo, e as partes intermediárias, onde o texto se modifica, aparecem em fortíssimo. A exemplo de negros como Ain’a that good news?, o grande problema deste NS está relacionado ao tempo. Se muito lento, ou muito rápido, há um sacrifício do elemento rítmico da peça, responsável pela movimentação de um dos spirituals mais viris arranjados por Dawson.

Tradução:
Logo eu estarei longe dos problemas do mundo

Logo eu estarei indo para viver com Deus

Não mais choro nem lamentações

Eu quero encontrar minha mãe

Eu quero encontrar com meu Jesus


Nenhum comentário:

Postar um comentário