quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Os solistas do Requiem (2)


 Indaiara Patrocínio



Formada em canto pela  UFMG, na classe do professor Mauro Chantal. Foi vencedora do concurso Jovem Músico BDMG em 2007 e Jovens Solistas da cidade de Ouro Branco em outubro do mesmo ano.

Como solista, já atuou em diversas obras tais como o Requiem, de  Mozart; Magnificat, de Bach; Magnificat, de Vivaldi;  Missa Afro Brasileira, de Carlos Alberto Pinto Fonseca e Stabat Mater, de Pergolesi. Junto ao Coral Lírico de Minas Gerais, foi solista da obra Catuli Carmina de Carl Off em 2008. Vem atuando desde 2006 em papeis operisticos tais como A rainha da noite em  A Flauta mágica ;Zerlina em Don Giovanni; Adina em  Elisir D’amore e Despina em Cosi Fan Tutte. Seus últimos trabalhos como solista foram na ópera “A menina das nuvens” de Villa Lobos em 2009 e “La traviata” de G. Verdi em maio de 2010, nesse mesmo ano foi vencedora do 1º concurso para Jovens solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Fez aulas de canto  e  Master classes com diversos nomes da musica clássica, tais como: Liz Xavier, Mauro Chantal, Neide Thomas , Eduardo Jamho Abumrad, Marilia Vargas,  Cinthia Lawrence (EUA) e Jason Stearns (EUA).


 Mauro Chantal


Um dos melhores baixos que já conheci na minha vida. Formador, apesar da pouca idade, de um grande número de cantores em BH, e, além disso, um grande pianista cuja carreira foi intencionalmente colocada num segundo plano por causa da paixão pelo canto e pelo ensinar, o que não o impede de ser, talvez, o únicoprofessor de canto que acompanha seus alunos em qualquer tipo de repertório musical.

Bacharel em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais, recebeu orientação de Eduardo Hazan, Maria Lígia Becker e Lucas Bretas. Ainda sob orientação de Lucas Bretas, concluiu o curso de Mestrado em Música pela UFMG, com pesquisa intitulada “Carlos Alberto Pinto Fonseca: dados biográficos e catálogo de obras”.

Iniciou seus estudos de canto com a professora Vanya Soares, tendo também recebido orientação vocal de Amin Feres, Eliane Fajioli, Elenis Guimarães, Eduardo Abumrad, Luciana Monteiro e Mônica Pedrosa, quando concluiu o bacharelado em canto pela EMUFMG.

Integrou o grupos: Ars Nova Coral da UFMG, Coro Lírico de Minas Gerais, Coro Madrigale, Opera Studium e Coro OSESP.

Participou da montagem das óperas “Le Nozze di Figaro” e “Die Zauberflöte”, de W. A. Mozart; ”Il Guarany”, de Antonio Carlos Gomes; “Il Ballo delle Ingrate”, de Claudio Monteverdi; ”Pelleas et Melisande”, de Debussy;  e “Macbeth”, de Giuseppe Verdi.

Participou, como solista, de diversas obras corais tais como:  Missa em Si Menor, de J. S. Bach; Requiem, W. A. Mozart; Requiem , José Maurício Nunes Garcia; Membra Jesu Nostri, D. Buxtehude; Grande Missa em Mi Bemol, de Lobo de Mesquita;  As Sete Palavras de Cristo Crucificado e Missa São João Batista, de Hostílio Soares;  Missa Afro –Brasileira, de Carlos Alberto Pinto Fonseca; Magnificat, de Antonio Vivaldi;  Cantata BWV 142, de J. S. Bach; Vesperae Solennes de Confessore, W. A. Mozart; Vesperae de Dominica, W. A. Mozart e Missa em Fá, de Lobo de Mesquita e a Petite Messe Solenelle, de G. Rossini. Acaba de executar o Requiem de Mozart junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e CIA MINAZ, sob a regência do maestro Cláudio Cruz.

Foi professor de Música de Câmara e Canto na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Compõe hoje o quadro de professores de canto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, onde integra o grupo de pesquisa “Resgate da Canção Brasileira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário