quinta-feira, 13 de março de 2014

Quem me dá notícias deste coral?

Eu descobri, por acaso, que existiu, na década de 1960, um coral em Ouro Preto, que foi referência, sobretudo, na gravação de obras da Bossa Nova. Chamava-se CORAL DE OURO PRETO. Mesmo estando sempre naquela cidade, e conhecendo muita gente de lá, confesso que nunca ouvi falar deste trabalho.
O Dicionário Cravo Albin da MPB apresenta em um verbete: Conjunto vocal organizado no final da década de 1950, pelo maestro e arranjador Ubirajara Cabral na cidade mineira de Ouro Preto com a participação de 10 rapazes e 9 moças. Segundo nota do crítico Sylvio Tullio Cardoso em sua coluna "Nos discos populares" do Jornal O Globo, o coral foi descoberto por Ismael Corrêa na histórica cidade de Ouro Preto. O coral foi considerado um marco e divisor de águas na passagem para a bossa nova. Em 1961, o coral lançou pela Polydor o LP "Coral de Ouro Preto" (...). No ano seguinte, o coral assinou contrato com a gravadora Odeon e lançou seu segundo LP (...). No mesmo ano, também na Odeon, o coral participou do disco "Noel Rosa", homenagem ao "Poeta da Vila" por ocasião dos 25 anos de sua morte, (...). Em 1964, novamente pela Polydor, o coral lançou o LP "Coral de Ouro Preto Nº 2" (...). Ainda na década de 1960, o coral lançou pela Odeon o LP "Coral Ouro Preto - Com acompanhamento ritmico" e pela Polydor o LP "Coral Ouro Preto - à capela". Em 1972, participou do LP "Os papas da bossa nova", da Odeon, e que contou com as participações de João Gilberto, Silvinha Telles, Sergio Ricardo, Pery Ribeiro, Luis Bonfá, e Rosana Toledo, (...) que seria relançado dois anos depois, também pela Odeon com o título de "Bossa nova". Em 1982, no fascículo da coleção "História da Música Popular Brasileira - Série grandes compositores - Noel Rosa" lançado pela Abril Cultural, foi incluída a gravação do coral para o samba "Feitio de oração", de Noel Rosa e Vadico. (...). Em 2005, no CD duplo "Bis - Um barquinho e um violão" lançado pela EMI com gravações da bossa nova foi incluída a gravação do "Samba de uma nota só" na interpretação do coral. (http://www.dicionariompb.com.br/coral-ouro-preto/dados-artisticos)

As poucas gravações que consegui mostram um grupo muito bom, com um trabalho intenso e de excepcional qualidade. O que aconteceu? Quem me dá notícias desse coral?





Nenhum comentário:

Postar um comentário