quinta-feira, 15 de maio de 2014

O regente da peça de ontem (Ko Matsushita)


Muito se questiona, atualmente, sobre a linguagem mais tonal adotada por um grande número de compositores contemporâneos. Alguns acham que é um retrocesso, outros que é a retomada de um caminho perdido. São discussões que, na minha opinião, se tornam infrutíferas quando consideramos que peças corais de extrema beleza são construídas ainda utilizando a linguagem baseada no sistema tonal. E o mesmo acontece com vários compositores que utilizam linguagens diferentes.

Observei em comentários referentes ao Cantate Domino, postado ontem, que vários pessoas utilizam os adjetivos referentes à “beleza” da construção de Ko Matsushita. Buscando informações sobre ele, observei que o compositor, além de conceituado regente de coros, é muito conhecido fora do Brasil pela quantidade de obras bem construídas e que, por isso, são executadas por vários corais do mundo. Então, está na hora de conhecermos mais sobre este compositor:

Ko Matsushita é um regente e compositor japonês. Dono de uma formação séria na arte de conduzir corais tem composto e arranjado peças corais que são realizadas não só no Japão, mas em todo o mundo. Atua como regente residente e diretor artístico de 10 coros japoneses que realizam performances tanto no Japão quanto no exterior. Recentemente, um de seu coros, o Coro de Câmara "Vox Gaudiosa" ganhou o grande prêmio do Concorso Internazionale Polifónico Guido d' Arezzo 2011", na Itália.

Em 2005 , Ko Matsushita tornou-se o primeiro asiático a receber o Prêmio Edler Robert de Música Coral. Este prêmio é concedido ao melhor maestro, compositor, ou coro por seus esforços extraordinários ao longo do ano em todo o mundo. Suas obras são realizadas por um grande número de corais de todo o mundo.


Ko Matsushita regendo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário