terça-feira, 13 de outubro de 2015

Missa no Carmelo de BH


Diferentemente de outros anos, o Madrigale, a meu pedido, deixou de se apresentar por um período de três meses. Como tive que me dedicar ao término do doutorado, me concentrei exclusivamente nas apresentações do coro e não pude cuidar tanto da manutenção das condições técnicas do conjunto. De volta aos trabalhos normais, nada melhor do que um tempo de “aperto de parafusos”.

Retomaremos nossas apresentações na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro, na Capela do Carmelo de Belo Horizonte, às 8h30. Cantaremos uma missa solene comemorativa dos 500 anos de nascimento de Santa Tereza: tão importante para as queridas irmãs carmelitas.
O porquê disso: fui um Menino Cantor, criado nas fileiras do Coral Dom Silvério de Sete Lagoas. Lá pelos meus 14 anos, quando solista soprano desse coro, cantamos em uma celebração de consagração de uma irmãzinha, numa cerimônia tocante e que muito me impressionou pelo amor que todas as irmãs tinham pela música que nós executávamos. Anos depois, já à frente do Madrigale, fui chamado pela Irmã Cecília que celebrava os seus 25 anos de consagração. Qual não foi minha surpresa ao constatar, revendo-a, que se tratava da mesma irmã, que - naquela ocasião - comemorava vários anos de dedicação ao serviço de oração.

Agora, mais uma vez, fomos chamados a uma participação com nossas vozes numa cerimônia de importância primordial para essas que oram por nós sempre. Sim, são madrinhas espirituais do Madrigale e minhas madrinhas também.
Se quiserem participar conosco, estejam lá, mas com paciência, pois a capela é pequena e não sabemos se haverá assentos para todos. Garanto àqueles que participarem o sentimento de devoção e emoção nessa cerimônia. 


Amanhã, falarei do que cantaremos: a Missa em si bemol, do Padre José Maurício Nunes Garcia.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caro Arnon, todo sucesso a você e ao Madrigale.
    Fui solista contralto do Coral Dom Silvério na execução da Missa em Si Bemol, nesta mesma Capela a quase 40 anos atrás. Na época, lá pelos idos de Janeiro de 1977, cantamos no Velório da Madre Gema, fundadora do Carmelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Enio, somente os que passaram pela experiência sabem avaliar o quanto a mesma é importante. Lá estivemos e a cerimônia, como sempre, foi tocante e repleta de luz e paz. Saúde a você. Grande abraço.

      Excluir
    2. Caro Enio, somente os que passaram pela experiência sabem avaliar o quanto a mesma é importante. Lá estivemos e a cerimônia, como sempre, foi tocante e repleta de luz e paz. Saúde a você. Grande abraço.

      Excluir