sexta-feira, 1 de março de 2013

Hostílio Soares


Estamos nos preparando para o próximo concerto do Madrigale, o qual acontecerá no dia 26 de março no Conservatório da UFMG. Neste concerto, apresentaremos peças de Hostílio Soares, com destaque para as 7 Palavras, obra que acompanha o Madrigale há anos. Sendo um compositor importantíssimo na história do Madrigale, não deve ser jamais esquecido por nenhum de nós, do coro, e se estivesse vivo, Hostílio completaria 105 anos neste ano.

A história de envolvimento com ele começou em 1995, quando eu tive o contato com as 7 Palavras, escritas por ele em 1945 (primeira versão) e 1970 (segunda versão. Por ter chegado atrasado em um aula de orquestração, meu professor Oiliam Lanna resolveu me dar o “castigo” de orquestrar um peça que deveria ser cantada pelo coro estável da Escola de Música da UFMG no mês seguinte. Já que se tratava de um compositor brasileiro, mineiro e desconhecido, ninguém queria topar a parada. Como meu anjo de guarda é bom, me fez atrasar naquele dia para que eu tirasse a sorte grande. Dali começou uma história de cumplicidade que gerou o resgate das 7 palavras, da Missa São João Batista, da Missa Sábado Santo, da Sinfonia em Sol Maior (Krishnamurti), de várias canções, da ópera A Vida (em andamento), e, de quebra, ele foi o objeto da minha dissertação de mestrado.

Deste contato também resultou a grande amizade com a família do compositor, sobretudo da confiança depositada em mim pela sua irmã, d. Eunice Soares, a qual confiou o acervo de partituras de Hostílio à Escola de Música da UEMG, sob a minha responsabilidade. Ela, infelizmente, também já se foi. Continuamos o trabalho, que ainda deve se estender por anos, mas a grande felicidade atual é que Hostílio Soares não é mais um nome esquecido no tempo. 

3 comentários:

  1. Grande compositor, maior do que as pessoas pensam. Obras sacras, sinfônicas, óperas. Coube ao Arnon o cuidado e investigação desta obra grande em volume e em qualidade. Viva Hostílio!

    ResponderExcluir
  2. Sou sobrinha neta do Hostílio e fico muito feliz por ver que ele não foi esquecido. Muito obrigada por mantê-lo vivo!

    ResponderExcluir