sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cantamos no Música de Outono

E lá fomos nós para Ouro Preto, revisitando a nossa querida Igreja de São Francisco, sempre identificada como a igreja que tem a pintura de Ataíde no teto. Maravilhosa e dona de uma acústica poderosa e equilibrada (não tanto para as peças rápidas, mas ainda assim equilibrada), esta é daquelas naves que todo coro gostaria de ter em casa, para sua apresentações de todo dia. Fomos recepcionados pela equipe organizadora do evento, a qual se mostrou competentíssima, não nos faltando nada em momento algum.

Um ensaio rápido, com portas fechadas, e já nos preparamos para o momento concerto. Igreja cheia. Público atento e caloroso. Silêncio. E lá se foram as notas sacras a percorrer as cores do Ataíde, enchendo de vida aquele templo que, para mim, se presta ao duplo ofício de igreja e teatro. Judas Mercator (Nunes Garcia), Pater Noster (Villa-Lobos), Ave Maria (Nelson Salomé), Salmo 150 (Widmer), Gloria, Agnus Dei e Dona nobis (Carlos Alberto Pinto Fonseca), uma parte sacra à maneira dos concertos tradicionais corais. Tudo soa bem naquele lugar. Mas, ainda tínhamos outra parte para cantar.

Muié rendera (CAPF), Beatriz (Chico/Edu Lobo), Canção do Cego (Hostílio Soares), Chula no terreiro (Frederico Dantas), Galo Garnizé (Folclore mineiro) e Cateretê (Mignone). Uma outra parte voltada para um profano de mineiros, ou de músicas ligadas aos coros mineiros. Foi um percurso longo e fascinante para nós, que tínhamos a impressão de que uma grande história de música coral brasileira se passava à nossa frente, vivamente observada por nós e pelo nosso público. E enfim cumprimos uma bela missão de final de semestre, inseridos neste belíssimo festival promovido pela turma da Orquestra Ouro Preto, tendo esse amigo e grande músico e empreendedor: Maestro Rodrigo Toffolo. Que venham outras Músicas de Outono, se ampliando e se tornando uma das boas referências da música em nossa Minas Gerais. 

Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto (Foto: JE Ramos)

Fotos de Naty Torres:
(Apreciem sem moderação)









Nenhum comentário:

Postar um comentário