terça-feira, 7 de janeiro de 2014

The Swingle Singers (2)

Continuando o post de ontem, me aproveito de um post mais antigo para contar um pouco da história do grupo, em texto e vídeos. 

O Swingle Singers é um dos conjuntos vocais mais conhecidos do mundo. Criado na França em 1962 por Ward Swingle, tem um história interessante: originalmente o grupo começou como um conjunto de cantores que faziam background para cantores como Charles Aznavour e Edith Piaff. Eles utilizavam o Cravo Bem Temperado de Bach para se exercitar em conjunto, e aconteceu de perceberem que aquela música tinha um suingue natural. Gravaram, então, o disco Jazz Sebastian Bach como um presente para amigos e parentes. Muitas rádios começaram a tocar as faixas, tornando-os famosos. Gravaram mais discos e ganharam um total de cinco Grammy Awards.

Em 1973, o grupo original se desfez e Ward Swingle se mudou para Londres, onde reformulou o grupo que passou a se chamar Swingle II. Mais tarde, gravaram e se apresentaram com o nome de The Swingles, depois The New Swingles Singers e finalmente, como era no princípio, The Swingle Singers. Desde então, o grupo nunca mais se desfez. Membros têm ido e vindo e novos cantores passaram a fazer parte das formações que se seguiram.

Vejam o Swingle Swingers ao longo dos anos:
Bach


Clair de Lune - Debussy


Libertango - Piazzolla


Missão Impossível


2 comentários:

  1. Que trajetória linda a desse grupo! Gostei, especialmente, da música de Piazzolla! Ah, será que eles cantam "She"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que não, Ana Pimenta. Mas, o repertório do Swingle Singers cresce sempre, e quem sabe em breve?

      Excluir