terça-feira, 21 de julho de 2015

Cantor ou corista? Maestro ou regente? Como eu devo me chamar? (1)


Este é um post de 2013, escrito por Chris Rowbury (de quem eu falo no final) que eu achei sensacional, e que ainda vale para o nosso tempo. A tradução é livre, portanto, aqueles que quiserem ler no original, acessem http://www.choirplace.com/blogs/78/603/singer-or-chorister-choirmaster.
Diz ele:
Eu de repente percebi que eu não sei mais como me chamar. Eu costumava ser um 'maestro' (que achei que soava elegante ) . Mas quando eu não estou conduzindo um coro, como devo me chamar? E o que dizer de cantores? Eles são apenas ‘cantores’ ou são coristas ou membros de coro?
Paus e Pedras podem quebrar meus ossos... (Sticks and stones may break my bones...) (A frase completa é: Sticks and stones may break my bones, but words will never hurt me – Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras nunca irão me ferir)
 Então você é um cantor. Em um coro. Isso faz de você um corista (soa meio fantasioso)? Ou talvez você seja apenas um membro normal do coro?
 Se você não está em um coro e apenas canta por prazer, poderia se chamar de menestrel, ou mesmo de trovador.
 E se você apresentar em público em tudo, poderia até ser uma vedete (com tudo o que este termo implica ) ou um crooner. Ou simplesmente um performer ou um artista.
 Se você é cantor de uma banda , você geralmente é chamado de vocalista, que é  o mesmo termo usado, às vezes, para os cantores de apoio (backing singers). E se você não canta fora do seu banheiro você poderia ser um cantor amador ou um rouxinol.
 Eu suponho que se você leva isto a sério, vai se referir a si mesmo como um músico: "Minha voz é meu instrumento." E se você ajudar os outros a encontrarem suas vozes, você pode até ser um músico comunitário.
 (... mas nomes não podem me definir)
Eu peguei o termo ‘maestro’ assistindo de assistir Gareth Malone na TV. Eu procurei em um dicionário e ele dizia : "Uma pessoa que treina , lidera ou conduz um coral." Soa muito pontual para mim! Mas e os pequenos conjuntos de canto que eu costumava "treinar , liderar e conduzir"?  Eles não eram coros, então eu não era um maestro. Na verdade, qualquer termo com a palavra "coro" não permitiria (?) .
 Que tal regente ou diretor musical? Bem, eu fiz mais do que apenas reger, e mais do que simplesmente dirigir. De boca cheia acho que eu poderia dizer que eu era o líder de um pequeno conjunto vocal. Mas as pessoas podem ter pensado que eu era a voz principal, como o violinista principal (spalla) em uma orquestra, em vez do professor, regente, diretor e arranjador.
 Se maestro soa demasiado informal, então você pode sempre usar diretor de coro, ou regente coral, ou, menos formalmente, líder do coro. Embora todos sejam um pouco elegantes e chiques para o meu gosto e evoquem pensamentos maçantes e empoeirados.
 Se se sentir humilde, você poderia ser apenas o facilitador do coro. Se megalomaníaco, escolha chefe ou maestro. Eu, para mim, prefiro ditador benigno.

(Amanhã eu continuo...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário