quarta-feira, 22 de julho de 2015

Cantor ou corista? Maestro ou regente? Como eu devo me chamar? (2)

(Sequência do post de ontem...) 
Descrições de trabalho para as outras coisas
Muitos de nós que conduzem grupos de canto, que não se definem de uma maneira específica, também ensinam. O termo óbvio para esse trabalho seria professor de canto, mas que sempre me faz lembrar das senhoras de idade em salas de estar de frente me mostrando os passos na frente de um enorme de piano que elas, de alguma forma, conseguiam espremer em sua minúscula casa. E o mais importante, implica um trabalho individual, de um para um , ao passo que eu só trabalho com grupos.
 O melhor termo (e único) que eu usei até agora (e estou aberto a sugestões) é líder de oficinas de canto (singing workshop leader). 
Mas, e se, como eu, você tem um monte de papéis diferentes no mundo do canto?
Como indivíduo, você poderia ser um cantor (solista), membro do coro (em sua igreja local) , líder de seção (da sociedade coral da cidade) , vocalista (que grava sua própria música ) e músico (cujo instrumento é a sua voz) . Eu acho que o termo cantor abrange praticamente tudo isso.
 Mas eu sou um arranjador, regente (quando eu tenho um coro) , compositor (de vez em quando) , professor, criador de apresentações, e conferencista em oficinas - entre outras coisas. Qual o nome para tudo isso?!
 Quando eu trabalhava exclusivamente no teatro , eu costumava me chamar de praticante de teatro para cobrir o fato de que eu criava peças, dirigia, atuava na mesma e ensinava. Mas eu posso me chamar um praticante de canto? Afinal de contas , eu sou um praticante de Voz Natural - mas isso é um pouco prolixo e nem todo mundo sabe o que significa.

Importa o como você é chamado ?
Na verdade, sim .
Torna a vida muito mais fácil quando você conhece novas pessoas ou se apresenta para os patrocinadores. Você começa por explicar que você conduz um coro, e então você tem que refinar um pouco e antes de conhecê-lo meia hora se passou até entenderem a essência do que exatamente você faz.
 Eu tentei evitar isso no passado, dizendo: "Eu faço coisas" . Então, as pessoas pensam que você está sendo rude e evasivo. Ou eu dizia "Eu trabalho com canto", e então a conversa mudava para "Meu tio gosta de karaokê também!".
 E, finalmente, há o seguro . Eu pensei que tinha resolvido quando uma empresa perguntou minha profissão e eu disse ‘regente de coro’ (choirmaster) e eles tinham uma categoria para isso! Mas da próxima vez não havia nada lá começando com 'coro' ou 'coral' então eu tive que dizer que eu era um "professor de canto" (o que eu não sou) . "Em que setor você trabalha?". Eles tentaram me colocar como professor de canto particular, mas eu disse que trabalhava em um centro de artes, às vezes, então agora eles me colocaram no segmento "educação". Assim, muitas seguradoras entendem que eu ensino canto em escolas primárias !
 É só comigo ?
Alguém mais tem esse problema de se definir com precisão? Eu acho que se você está no mundo do canto tradicional ou do mundo coral, isto é bastante comum . Talvez seja apenas esquisitos como eu que gostam de habitar os espaços entre as coisas.

Obs: Chris Rowbury tem 30 anos como professor paciente e carismático, com um estilo relaxado e repleto de humor. Ele conduz as pessoas a cantarem em uma maravilhosa harmonia em uma questão de minutos. Mora no Reino Unido onde conduz coros comunitários e oficinas de canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário