quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Reflexões de Carlos Alberto Pinto Fonseca (3)

Reflexões em torno de elementos básicos da Regência Coral

  1. ESTILO
            Cabe, a fidelidade ao estilo, exclusivamente à formação cultural do regente. Para os regentes que começam, recomendaria uma preocupação especial com este aspecto tão fundamental para uma recriação autêntica: o estilo.
            O estilo tem características de época, gênero ou forma musical, autor. Deveríamos pesquisar inclusive, com que finalidade uma peça era composta em sua época, em que locais era cantada e em que ocasiões, se por um grupo pequeno ou grande de cantores, se era acompanhada por instrumentos, se era dançada ou representada. (Por ex., na Renascença italiana, os “baletti” eram cantados, tocados e dançados, enquanto as peças do Festino, de Banchieri, eram cantadas e representadas). Sabendo o local, tentar fazer uma ideia da acústica onde tal peça era apresentada. Importante também é conhecer os elementos formais ou estruturais que caracterizam cada período, pois aí vemos que estilo não é algo exterior ou uma maneira de interpretar, mas muito mais que isso, é inerente à própria estrutura da música.
NOTA: Alguns exemplos: o contraponto linear, resultante da superposição de melodias independentes, feitas na base de graus conjuntos com poucos saltos, empregando os chamados “modos litúrgicos”, são alguns característicos básicos das peças da Renascença, além de que, nesse período, mesmo a música instrumental é escrava da escritura vocal. Já no Barroco existe a tonalidade, porém a largos traços, dentro da chamada “forma aberta”: a cadência só aparece no fim de um trecho ou no fim da peça, tudo ainda é baseado em contraponto, especialmente na música coral. Só que, no último barroco, característico da primeira metade do século XVIII, (Bach-Haendel), a escritura vocal já imita a linguagem instrumental do século precedente, daí sua maior complexidade técnica (ligada à tessitura, âmbito, respiração, vocalizes, demandando pois uma técnica vocal que a Renascença não pedia...) Exemplo de um elemento estrutural que caracteriza bem um estilo: cadência com a dissonância resolvendo por salto de terça ascendente – característico do período de transição para a Renascença (inícios do século XV – escola do inglês Dunstable e da Escola de Borgonha: Dufay e Binchois, principalmente). Voltando mais atrás, entre outros característicos estruturais (como as séries rítmicas) o século XIV apresenta, com Machaut e Landino, sensíveis duplas, resolvendo paralelamente.

(Nota: Quando um elemento estrutural se torna reconhecível e se repete, torna-se também FORMAL, gera forma. É também estilístico se caracteriza época, gênero ou compositor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário